Como motivar seus funcionários no final do ano

Motivar os funcionários pode ser bem desafiador, especialmente no final do ano! Você percebe que, à medida que o final do ano se aproxima, seus funcionários vão ficando mais lentos e desmotivados? Isso acontece por algumas razões, entre elas: a pressão das metas a serem cumpridas, cansaço acumulado, problemas familiares e pessoais… O final do ano intensifica diversos fatores emocionais. Continue lendo para entender o que você pode fazer para motivar seus funcionários.

Melhore o que já está bom

Aumente as bonificações, para que eles tenham uma nova perspectiva do que podem ganhar e se esforcem mais pelos resultados positivos. Poucas coisas podem estimular mais as pessoas do que dinheiro. Por isso, neste momento pode ser melhor oferecer mais bonificações e incentivar mais vendas, do que manter as mesmas bonificações e ver as vendas cair.

Tornar a hora do lanche mais agradável nesta época do ano pode estimular o bom-humor e as interações entre a equipe. Faça uma mesa com coisas mais saborosas, acrescente novidades e faça essa surpresa a todos. A equipe se sentirá mais valorizada e isso irá motivá-la por algum tempo.

Acrescentar mais prazer ao cotidiano do trabalho também fará diferença. Talvez seja possível servir um café, colocar uma música ambiente, decorar o ambiente da empresa para torná-la mais aconchegante, entre outras coisas. Um ambiente diferente vai tornar os funcionários mais atentos.

Novidades

Alguma premiação especial para os melhores funcionários em diferentes categorias pode fazer muita diferença e aumentar o desejo de destaque, a sensação de valor e pertencimento. Os funcionários também irão sentir novas emoções e se motivarem entre si.

Nada melhor para um funcionário vestir a camisa da empresa do que  fazer ele se sentir em casa. Aproveite o clima de natal para decorar a empresa com fotos deles e das famílias deles. Pode acrescentar frases como “O motivo pelo qual você está aqui” para inspirar seus funcionários a dar um sentido emocional ao esforço.

Um momento de confraternização fora da empresa também pode ser bastante estimulante, especialmente no outro dia em que estarão presentes no trabalho conversando sobre a noite que tiveram. Um HappyHour, além de promover um ambiente leve, pode criar novas conexões e colaborar para o relacionamento da equipe posteriormente.