O que grandes empresas fazem para fidelizar clientes

As grandes empresas não são grandes apenas pela qualidade de seus produtos ou serviços. Certamente, vender exige mais do que isso para que os clientes confiem, comprem e fidelizem.

Alguns clientes, não só compram, como também indicam e mostram sentir orgulho de comprar em algumas empresas. Se você quer que isso aconteça no seu negócio, preste atenção nestes 4 pontos.

Apresentam benefícios indiretos

O maior erro de algumas empresas é apresentar simplesmente o produto. Sim! Você precisa apresentar mais do que o produto. O cliente vai comprar quando entender a experiência que o seu produto ou serviço oferecerá.

Tenha como exemplo as propagandas de cerveja. Elas não mostram apenas cerveja, mostram pessoas se divertindo, relaxando e vivendo boas experiências em grupo. Assim, não estão vendendo a cerveja, mas essas sensações que virão através da cerveja.

O que o seu produto ou serviço tem a oferecer além de si mesmo? O público deve ver e desejar os benefícios indiretos. Desta forma, sensações e desejos estarão diretamente relacionados e as chances de vender e fidelizar aumentam.

Foco no bem-estar do cliente 

Por que você vende? Muitos podem responder que vendem para ganhar dinheiro ou porque acreditam no potencial do seu negócio. Porém, é preciso mais do que isso para vender.

O cliente não está interessado no seu lucro, tampouco em defender seu negócio. O que ele quer é se beneficiar com o que você tem a oferecer. Por isso, sua principal chave de vendas deve ser focar no bem-estar do cliente.

É importante que você tenha em mente como seu produto ou serviço será útil, necessário e especial ao cliente. Após ter isso definido, inclua esses benefícios em seu marketing e na comunicação pessoal.

Quando o cliente lembra de produtos ou serviços de grandes empresas, cria um vínculo afetivo com a marca. Pois, de alguma forma, se sente cuidado por ela.

Apostam no diferencial

As grandes empresas deixam claro o que as tornam especiais. Assim, fazem isso, especialmente usando o Slogan. É preciso criar algo que faça o cliente se lembrar da empresa, algo que a destaque de todas as outras.

Esse “algo” pode ser um valor ou uma causa, por exemplo. É importante que o consumidor seja impactado por algo que esteja acima do produto ou serviço.

Por exemplo: A Tim usa o Slogan “Sem fronteiras”. Desta forma, ela expressa um valor de liberdade. A liberdade é um desejo comum de todo ser humano e esta empresa conseguiu agregá-lo em seu serviço.

Deixam a marca sempre visível

Dizem, com sabedoria, que quem não é visto não é lembrado. Isso se adequa muito às grandes empresas! Elas fazem o possível para sempre aparecer, desde programas de fidelização até patrocínios.

Esteja presente onde seu público-alvo está. Afinal, o público precisa se familiarizar com a “cara” da empresa para confiar nela e realizar compras. Este é o início de um relacionamento com o cliente.

O foco das grandes empresas

As grandes empresas sempre buscam atualizar a forma como se relacionam com o cliente, criando melhores experiências e memórias. Desta forma, mantém ativo o vínculo emocional.

A resolução de problemas faz toda a diferença em uma empresa. Infortúnios acontecem, o cliente pode aceitar isso. Porém, ele não aceitará uma negligência da empresa. Velocidade e eficiência farão o cliente confiar que uma próxima compra será bem sucedida.

Não acontece fidelização sem confiança. Por isso, o vínculo com o cliente deve ser constante e o relacionamento agradável. Os negócios são feitos de pessoas para pessoas, por isso a humanização faz toda a diferença.