Saiba como fazer uma pesquisa de mercado

A pesquisa de mercado tem o objetivo de compreender comportamento dos consumidores, para realizar uma planejamento de vendas eficiente. Reunindo as informações do mercado alvo, pode descobrir onde, como e porquê os consumidores fazem compras.

Além disso, com a pesquisa de mercado é possível perceber principais tendências do momento, o tamanho do mercado e como seus concorrentes agem. Assim, consegue andar a frente do negócio.

Pesquisa primária

Esta pesquisa se refere ao estudo direto dos consumidores, por meio de enquetes ou entrevistas. Ela é útil para criar a persona e o público alvo de formar mais assertiva.

Pesquisa secundária

Obtenha informação de fontes externas com essa modalidade. Algumas plataformas como fontes públicas, disponibilizam dados, relatórios e estatísticas referentes ao seu mercado.

Pegando um rumo

Primeiramente, identifique quem são meus consumidores. Defina a idade, local e o que gostam. Você precisa disso para saber minimamente qual rumo tomar e por onde começar a procura.

Após essa primeira seleção, é o momento de fazer uma testagem para afunilar suas escolhas. Para isso, alcance seu público alvo pelos meios de contato disponíveis, seja redes sociais ou telefone.

Aproveite para testar suas ofertas, realizar enquetes, entrevistas e analisar o comportamento de compra. Principalmente, identifique as necessidade que você pode suprir.

Pesquise os principais concorrentes, com o objetivo de se aperfeiçoar e acompanhar as mudanças que sua área vive. Assim, anote todas as oportunidades, fraquezas e ameaças de cada uma das empresas concorrentes. Com essas informações, defina seu diferencial e a forma realizará o marketing.

Por final, faça um fechamento e crie os próximos passos. Assim, a sua empresa conseguirá construir uma pesquisa de satisfação que realmente lhe proporcione bons resultados.