A crise é um momento de crescimento interno, onde a empresa se fortalece e se nutre para dar frutos no futuro. Isso significa que é momento de regar e plantar, não de colher, embora algumas pessoas pensem que o sucesso acontece somente no momento da colheita. Essa é uma visão limitada a respeito do sucesso, é uma visão que entende o sucesso como um elevador, não como uma escada.
Se sucesso para você se baseia apenas em ter lucro, esse é o caminho que te levará a cair, mas se sucesso se basear em uma cadeia de valores, propósitos e entrega, então você pode ter sucesso sempre. Agora, se você ainda quer que esse sucesso lhe dê frutos financeiros. é importante entender como a sua empresa pode se fortalecer para dar frutos no momento certo.
Manter uma mentalidade focada
Ser resiliente é manter o foco em meio ao caos e ao sofrimento. Imagino que para você, não se trata apenas de um ganho financeiro, mas do sustento da sua família, dos seus funcionários e do bem-estar das pessoas que você ama, além de ser motivo de orgulho ou vergonha pessoal. Tem muitas coisas em jogo que podem te deixar com medo, mas esse medo deve ser gatilho de melhora, não te paralisar. É essencial manter uma atitude positiva e resiliente. A crise traz desafios, mas também pode criar oportunidades para inovar e se adaptar, afinal nada ensina mais do que as lutas.
Identifique oportunidades
Empreender é oferecer algo que resolva o problema de outras pessoas, a crise é o momento em que as pessoas mais tem problemas para serem resolvidos! Analise as mudanças que a crise trouxe ao mercado e identifique nichos ou setores que estão crescendo ou se adaptando bem. Converse com seu público sobre o momento atual e descubra quais são as dores quem precisam de resolução e veja como você pode colaborar com eles.
Seja flexível e adaptável
Não seja aquele empresário teimoso que insiste no erro, esteja disposto a ajustar seu plano de negócios. Procure uma maneira de tornar seus processos eficientes com menos custos e busque por inovações que possam melhorar o desempenho da sua empresa, utilize as plataformas que estão ao seu dispor. Tenha contato com outros profissionais, converse sobre negócios, participe de grupos para se manter atualizado sobre o mercado e explorar novas possibilidades.
Fortaleça o relacionamento com os clientes
Isso é de suma importância para o futuro da empresa manter um bom relacionamento com os clientes, mesmo que não seja fazendo vendas diretamente. Lembre-se que toda crise tem prazo de validade, novas empresas estão sendo construídas, novos produtos desenvolvidos e manter os clientes em contato fará com que se lembrem da sua empresa quando tiverem condições de comprar novamente.
Desenvolva suas habilidades
Use o tempo durante a crise para aprender coisas novas e aprimorar suas habilidades. Isso pode torná-lo mais valioso no mercado de trabalho ou nos negócios daqui a algum tempo. Busque por habilidades que irão ser teu diferencial no futuro, isso irá reduzir o risco competitivo.
Mantenha o controle financeiro
Não use a crise como uma desculpa para justificar a sua desorganização financeira, gerencie cuidadosamente suas finanças e mantenha-se atualizado sobre sua situação financeira. Quando há crise, as pessoas podem perder o controle, de forma racional e clara, busque resolver esse problema, encarando de frente todas as dívidas, erros e desafios.