Vender é sempre um desafio e fidelizar o cliente é mais difícil ainda! Você quer que o cliente compre, que ele se interesse pelo seu produto, mas ele quer mais do que o seu produto. Você estudou e se especializou para fazer o melhor produto possível, mas como convencer o cliente de que o seu produto é necessário?
Comunicação e relacionamento
Para muitos empreendedores esses são os maiores desafios! A maioria dos clientes não são objetivos, entram em assuntos que não tem a ver com a venda e exigem tempo do vendedor. Quem não tem inclinação para o marketing face to face sofre muito com isso.
O marketing pré-venda é o inicio do relacionamento e sabemos que a primeira impressão é a que fica. Primeira coisa a fazer é se torna familiar para o cliente. Por isso deixe a marca e o produto bem visíveis. A familiaridade é o início da confiança. Provavelmente, você não venderá logo que o cliente ver, ele precisará ver mais vezes e pensar sobre o produto.
Por isso, é essencial fazer o cliente entender o porquê deste produto ser necessário para ele. Crie uma necessidade e depois ofereça a solução. Não esqueça de questões emocionais, como autoestima, felicidade, tranquilidade, família e amizades. Tente entender quais são as necessidades do seu público alvo.
Para uma boa comunicação é essencial reproduzir a mensagem com a linguagem do público alvo. Como as pessoas que você quer atingir falam no cotidiano? É assim que precisa falar com eles. Use palavras simples e mensagens curtas. Não tente parecer super inteligente e profissional utilizando uma linguagem difícil e incomum. Se o público não te entender, ele não vai comprar.
Na venda, siga o mesmo caminho da pré-venda, mas adapte ele para uma relação mais próxima e pessoal. É neste momento que a confiança, iniciada anteriormente, ganhará um fundamento sólido. Tente conhecer o cliente e entender as necessidades dele para adaptar a venda a elas. Mostre interesse, não seja apressado para vender.
Se sentir confortável e bem ao falar ou acessar o produto é essencial. As emoções definem se um produto será comprado ou não. Por isso, garanta uma boa experiência ao cliente.
Não ignore o pós-venda!
É importante que o cliente acredite que lucrou ao comprar seu produto. Ele precisa ver o seu produto como se fosse um presente, algo especial e que o faz se sentir bem. Mas não é o produto que fará isso, é o relacionamento. Ao vender, ofereça um benefício, algo só para ele e mostre que se importa que ele esteja satisfeito.
O que muitos vendedores ignoram é a comunicação pós-venda. É essa a maior responsável pela fidelização, depois da qualidade do serviço, é claro. O cliente quer se sentir importante e valorizado, por isso oferecer alguns descontos, bônus, cupons, mensagens para datas comemorativas é bem importante. Pense: o que você pode oferecer à ele além do seu produto? Isso conta muito!
Nunca esqueça dessas 3 palavras ao vender: confiança, bem-estar e emoções. Oferendo isso aos clientes, as chances de sucesso aumentam muito!