As lojas de açaí estão cada vez mais presentes em todo Brasil, desde grandes franquias até pequenos negócios. Isso significa duas coisas: A primeira é que a demanda aumentou e a segunda é que a concorrência também cresceu.
Por isso, as lojas de açaí precisam construir um diferencial para atrair mais público e não serem esmagadas por concorrentes. Pensando nisso, o case de hoje é uma loja local que está conseguindo se desenvolver por meio do seu programa de fidelização.
Como é o programa fidelidade
A Eco Açaí tem duas lojas locais, sem site e um marketing muito pontual. Ela aposta em alimentação natural, focando na saúde e na simplicidade. O seu programa de fidelização mantém essas características.
O cliente, ao ser atendido por um funcionário da loja, é informado a respeito do programa de fidelização. Ele acessa o App do programa e se cadastra colocando CPF, nome e celular.
Após a realização deste cadastro, basta o cliente falar seu CPF quando realizar uma compra para ganhar seus pontos. À medida que o pontos vão se acumulando, o cliente poderá trocá-los por cupons.
Cada cupom tem uma pontuação definida que deverá ser atingida para resgatá-lo. Os produtos resgatados variam entre sorvetes, sucos, saladas de frutas e tapiocas.
Marketing direcionado
O marketing é realizado de forma local e digital por meio do Instagram. O link da Bio do Instagram já direciona o público ao App do programa de fidelização.
Percebendo que o público era focado em saúde, a Eco Açaí focou no público fitness para direcionar seu marketing. Assim, mostra como o açaí combina com atividades físicas e todos os benefícios que ele proporciona a quem as pratica.
Além desse foco na saúde, também usam o humor para despertar a personalidade leve e divertida da empresa. Imagens dos produtos e das lojas são colocados sem muita edição no Instagram, despertando uma sensação de familiaridade ao público.
Além de servir um açaí, a empresa vende liberdade e autonomia, compondo o perfil fitness da empresa. Usando frases como “do seu jeito”, valoriza a individualidade de cada cliente.