O próximo ano está chegando, muitas empresas estão fazendo suas últimas análises e vendo resultados que podem ser satisfatórios ou desmotivadores. Seja qual for o resultado, a mentalidade e a energia que você direciona para o seu negócio podem ser determinantes em vários aspectos da empresa. Por isso, esse artigo vai te ajudar a alinhar sua visão para que o próximo ano seja muito mais produtivo e satisfatório.
Realidade X Expectativa
Vamos começar discorrendo sobre o básico: A sua empresa só vai crescer mais se você lidar com a realidade do que ela lhe gerou e custou. Faça gráficos com todos os dados importantes, uma tabela simples do ano inteiro e comece a analisar! Independente se a realidade passou longe da expectativa ou a superou, você deve se preparar, junto com sua equipe, para potencializar a empresa no próximo ano.
Observe as maiores fraquezas da empresa, faça reuniões com colaboradores e pergunte seus pontos de vista, amplie a sua visão até mesmo nas áreas que podem ser consideradas irrelevantes. Os resultados anteriores vão dar um norte para seu negócio seguir, mostrando onde estão os pontos que podem ser melhorados. Não os ignore, nem os camufle. Não dê desculpas para continuar no mesmo ritmo. Se você quer resultados diferentes, precisa estar disposto a fazer coisas diferentes também.
Comece a ver os resultados negativos como sinais que apontam o caminho a seguir, não como fracassos que desmotivam. O sucesso não é linear. Quando você pensar que está subindo, novamente desce, se aprender com a queda, dificilmente as próximas feridas serão graves ou imobilização a empresa. Cair e levantar faz parte do processo, só não deixe de levantar e seguir em frente.
Marketing de fidelização
Manter um cliente fiel sempre é mais lucrativo do que precisar conquistar novos clientes o tempo inteiro. Por isso, vale a pena pensar em novas estratégias para seduzir seus clientes atuais, tornando-os mais fiéis à empresa. Intensificar o trabalho de fidelização vai reforçar o valor da marca e constituir um vínculo mais firme com seus clientes. Para o próximo ano, além de ajustar alguns processos da empresa, é importante dar foco e continuidade na fidelização de clientes.
O grande segredo para manter clientes, é agradá-los com simplicidade cotidiana, transformando grandes ações esporádicas em pequenos atos de cuidado que irão se misturar com o perfil de marca e construir a reputação da empresa. É com esse foco que a plataforma de fidelização da Smartbis tem mais de 107 mil negócios e mais de 8,9 milhões de usuários, com aumento em até 30% na recorrência das suas vendas.
A eficiência da plataforma Smartbis é comprovada por dados consolidados e análises realizadas periodicamente, além de serem realizadas constantes atualizações. A qualidade dos serviços pode ser confirmada pela ampla maioria de avaliações positivas que se concentram onde nossos clientes estão, como Google, Facebook, Instagram, NuvemShop, Loja Integrada, WIX, Shopify e muitos outros. É por isso que a Smartbis é a melhor e mais completa plataforma de fidelização customizável do mercado.
Não se esqueça das pessoas!
As pessoas que trabalham com você são essenciais para o crescimento da empresa, por isso é preciso cuidar delas, mostrando empatia e boa vontade. Para isso, veja como elas estão se sentindo em relação a empresa. Se for possível, converse com cada uma delas individualmente. Não esqueça de agradá-las com algum mimo e de se mostrar disposto a resolver os problemas apresentados por elas. Leve tudo em consideração e planeje uma mudança em conjunto para que eles também se envolvam mais entre si e se sintam pertencentes.