A identidade visual tem o papel de familiarizar o cliente com a sua empresa e de construir uma personalidade para ela. Assim o cliente, se sente mais seguro apara fechar um negócio com você.
Por isso, é muito importante investir tempo e estudo para construir uma identidade visual que represente e valorize sua empresa. Veja as dicas mais importantes e estruturais para a sua identidade visual.
Determine a personalidade da empresa
Se a sua empresa é divertida, séria, luxuosa, moderna… Você deve ter isso bem definido, pois irá atrair as pessoas que tem esse mesmo perfil. É importante também para a empresa manter um padrão que gere credibilidade no público.
Só anuncie a sua identidade quando tiver certeza dela. Porque, se a identidade ficar sempre mudando, o público não vai conseguir construir uma identificação duradoura com a empresa e pode entender isso como falta de profissionalismo.
Defina suas cores e fonte
Ter uma palheta de cores é essencial, pois as cores se tornam referência do seu trabalho. Assim, sempre que alguém ver essas cores, irá relacioná-las com a sua empresa.
Então, determine de 2 a 5 cores. Se for uma quantidade pequena de cores, pode usar variações nos tons. Assim, as publicações (virtuais ou físicas) irão representar a empresa sem impedir novidades criativas.
Determine uma linguagem
Para esse passo, é importante definir bem qual é o teu público. Desta forma, moldará a sua linguagem de acordo com ele. Defina se quer uma linguagem mais direta, objetiva, delicada, emocional, técnica…
Porém, lembre-se que a linguagem dede estar de acordo com a designer e com as cores. Por exemplo: uma linguagem divertida não combina com um fundo preto e branco. Linguagens emotivas combinam com cores suaves, enquanto linguagens objetivas, combinam com cores mais fortes.
Crie moldes para postagens
Os moldes são necessários para construir um estilo próprio. Ficar mudando de estilo é um problema e no começo é mais difícil definir um padrão. Por isso, os moldes permitem uma estabilidade.
Faça, pelo menos, 5 moldes. dando ênfase em imagens, textos, frases… Diversifique. Com o tempo você vai aprimorando sua identidade visual sem abandonar o seu padrão primário.
Teste sua identidade por 3 meses
Ninguém pode definir melhor se uma identidade visual é boa do que o seu público. O engajamento e as vendas denunciam a forma como o público enxerga o seu negocio.
No início, ainda é cedo para definir algo assim. Por causa disso, espere uns 3 meses para avaliar se suas escolhas foram boas ou ruins. Mas não desista de tudo se o resultado não for bom, vai aprimorando pouco a pouco e medindo as reações.