Divulgar um programa de fidelidade é crucial para o sucesso dele. Porém, muitas pessoas ainda têm dificuldades com isso e algumas ainda nem entendem como é importante deixar claro para os clientes sobre essa oportunidade. Para entender com mais clareza a importância da divulgação e aprender a divulgar seu programa de fidelização em diversos locais, continue lendo.
Motivos para fazer uma boa divulgação
Muitos empresários podem acreditar que o programa de fidelidade serve para seduzir o público a ser cliente, mas essa é uma visão muito limitada. O programa não serve apenas para conquistar clientes, mas também para preservar os atuais clientes, sair na frente da concorrência, conquistar mais indicações e se posicionar no mercado.
É preciso ter consciência de que seus atuais clientes recebem todos os dias ofertas de serviços e produtos como os seus. Assim, pensar que outra empresa pode ser melhor ou suprir mais as necessidades dele fica muito fácil. O erro de muitas empresas é informar o programa de fidelização apenas aos novos clientes, afinal entendem que os clientes recorrentes são uma rede segura que dificilmente será perdida. Porém, considerando que a concorrência está sempre crescendo e aprimorando suas técnicas de marketing, é muito importante que a sua empresa esteja atenta para ficar sempre à frente. Desta forma, cada vez que a concorrência oferecer algo ao seu cliente, ele saberá que na sua empresa ele já tem isso ou algo melhor. Quando você oferece apenas o básico, se torna só mais um e abre espaço para outras empresas seduzirem os teus clientes.
Por isso, quando um programa de fidelização é apresentado ao cliente, ele pode ver ofertas e benefícios que irão superar as suas expectativas e isso irá aproximá-los ainda mais do seu negócio. Esse é um processo de sedução que deve acontecer sempre, não apenas antes que o público se torne seu cliente.
Um cliente impressionado é o cliente que irá contar de forma espontânea e natural do seu negócio aos seus amigos e familiares. Nenhum marketing que sua empresa fizer será melhor que esse! O seu cliente é como a ponta do iceberg, o potencial dele é maior do que as compras que ele faz. Essas indicações irão estender o alcance da empresa, que vai ganhar mais espaço em diversas regiões.
Algumas vezes, a divulgação do programa de fidelidade atrai mais os clientes atuais do que os novos, assim a empresa acredita que não está fazendo sucesso. Porém, isso é apenas o começo. A satisfação dos clientes atrai muito mais ao longo do tempo. É ilusão esperar o resultado que você quer em pouco tempo e também é falta de prudência focar apenas em um resultado quando se pode ter muitos!
Onde divulgar programa de fidelidade
Embora o e-commerce esteja tomando bastante lugar, é preciso valorizar a loja física ainda e se empenhar em fazer uma boa divulgação lá. Muitos clientes que chegarem na loja física não terão noção da existência desse programa de fidelização, a menos que tenha um cartaz, banner ou que os atendentes ofereçam a ele. Não ignore essa forma de marketing que é muito simples e alcança o cliente no local e no momento certo.
Esse anúncio físico do programa também é útil para que os clientes vejam os benefícios e estejam preparados para os alertas via e-mail, SMS ou WhatsApp. Assim, cada vez que receberem um alerta, saberão que estão recebendo um boa notícia sobre seus pontos, cashback ou cupons. invés de tratar os alertas como incômodos, os clientes ficarão contentes em recebê-los, tornando a presença do seu negócio desejada.
Poucas empresas anunciam os seus programas de fidelização em todas as suas redes sociais. As redes sociais, muitas vezes, são o primeiro contato que o público terá com a sua empresa! Por isso, é uma negligência ignorar isso e perder a oportunidade de mostrar todos os benefícios que eles terão comprando de você. Não deixe de divulgar o seu programa de forma muito visível em todas as suas redes sociais e também no site.