Perfil e atitudes de um verdadeiro empreendedor

Empreender não é para qualquer pessoa, não é a toa que muitos desistem. Ser empreendedor é trabalhoso e exige muito de quem escolhe seguir esse caminho. Porque, não oferece estabilidade ou qualquer garantia de sucesso e lucro.

Ao contrário do que muitos pensam, o empreender não é o chefe mandão que ganha muito dinheiro enquanto os funcionários permanecem pobres. Ele não é o explorador de pessoas que fica em sua casa luxuosa enquanto a empresa é levada por outros. Não.

O empreendedor enfrenta os maiores riscos. Não recebe férias pagas, nem décimo terceiro. A maior parte do dinheiro que ganha deve direcionar e investir na empresa novamente. A maioria começou do zero e leva anos para conquistar o que sonhou em uma noite.

Perfil do empreendedor

Um empreendedor é otimista. Ele precisa acreditar na sua meta e no seu potencial, mas sem tirar os pés do chão. Muitos são sonhadores invés de otimistas e terminam por acreditar que podem conquistar algo grande com pouco esforço. O otimista enxerga a realidade quando pensa em seus objetivos.

Para valorizar suas próprias habilidades e defender suas convicções, o empreendedor precisa ter autoconfiança. Sem isso, ele desiste na primeira dificuldade real, passa a acreditar que seu sonho não é tão importante ou tão bom.

É preciso arriscar muito até acertar, por isso a coragem é essencial. Quem quer muito, precisa arriscar muito. Quando se trata de empreendedorismo, a segurança pode ser inimiga da liberdade. O empreendedor costuma escolher a liberdade.

Um empreendedor é persistente e sabe bem onde quer chegar. Ele pode até mudar o caminho, mas jamais muda o destino. Em meio aos fracassos que naturalmente irão surgir, é preciso caminhar de cabeça erguida e sem parar.

Atitudes que um empreendedor precisa ter

Um bom empreendedor tem sensibilidade para identificar as oportunidades. Invés de focar nas crises, identifica problemas e desenvolve soluções. O que parece um precipício para muitos, é mar de aprendizado para os empreendedores. Claro, não romantize, o processo de mudança e de evolução é árduo, mas nunca desperdiçado.

Investir dinheiro e tempo é essencial. Por isso, o empreendedor se prepara bem financeiramente antes de iniciar seu negocio. Geralmente, traz consigo investimento de anos. Para isso acontecer, pode ser necessário abandonar a zona de conforto para se entregar totalmente ao projeto novo.Com isso, se vê que desejar e sonhar não basta, é preciso realizar ações que irão concretizar.

Como começar a empreender?

Saia da zona de conforto! Acredite que seus sonhos são mais do que idealizações, mas não tire os pés do chão. O seu negócio precisa ter um sentido que seja especial, isso será um motivo real para não desistir quando fracassar.

Lembre-se que as oportunidades caminham juntas com as necessidades. As necessidades são motivos para abrir um negócio ou criar um novo produto. Para isso acontecer, o empreendedor precisa de muito planejamento e também ser independente para aprender o que for preciso.

Além de criar, planejar e executar, é importante saber como seu produto aparecerá no mercado. Para isso, é necessário definir o público alvo e valor para iniciar o processo de marketing, que deve respeitar o perfil do público para conquistá-lo.